quinta-feira, 4 de julho de 2013

Passo a Passo : Tai dai.

Para começar, será necessário determinar o ponto X.
O ponto X será o ponto de início do espiral, é daqui que a forma se espalhará por todo o tecido. A posição dele fica ao seu critério. Ao marcar o X, vire a camisa ao avesso.
Determinado o ponto X, agora é hora de começar a dar forma ao seu espiral. No ponto marcado, dê um “beliscão” no tecido, pressionando-o um pouco e gire o tecido um pouco com os dedos, até deixar o tecido em um formato circular.
 
Vai chegar uma hora em que, independente do quanto você gire, o tecido vai continuar da mesma forma. Agora, mantenha a palma de uma das mãos em cima do centro e, com a outra, vá dando forma ao tecido, para que ele adquira um formato uniforme.

Feito isso, é hora de deixar o seu projeto de espiral com o formato bem consistente para receber o tingimento! Utilize elásticos, barbante ou um outro material de sua escolha para amarrar nas seguintes sentidos: vertical, horizontal e nas duas diagonais. O importante aqui é não deixar nenhuma parte “sobrando” (com partes de tecido fora da forma).
Agora que a forma do seu Tie Dye está pronta, é hora de deixar a sua criatividade tomar conta:
Importante: até então os passos foram os mesmos para todos os métodos de tingimento, porém agora a forma de se tingir o tecido vai variar de acordo com que tipo de corante você esteja utilizando. Em nosso guia, utilizaremos os corantes reativos.
  • Para corantes em pó(Guarany, Tupy, etc.), basta colocar a peça para ferver com o corante diluido em água, como já explicamos aqui.
  • Para tintas Acrilex o método será parecido. Basta apenas umedecer o tecido em uma mistura de água+álcool(50%/50%), como já explicamos aqui.
  • Para corantes reativos, deixe o tecido imerso no Carbonato de Sódio durante 15 minutos, como já explicamos aqui.
A partir de agora, vamos explicar como se fazer utilizando os corantes reativos. Nesse guia, vou utilizar o desenho abaixo como exemplo. Para fazê-lo, você vai precisar ter em mãos as seguintes cores:
  • Preto
  • Vermelho
  • Vermelho escuro (Vermelho + preto)
  • Azul Turquesa
  • Azul Marinho (Turquesa + preto)
Coloque o tecido em uma superfície onde o corante possa escoar (uma grelha velha, mini varal, etc.) e pinte todo o fundo de preto, para ficar como na imagem abaixo.
Com o fundo todo preto, desvire o tecido. Agora  vamos pintar a parte branca, que é onde daremos a vida ao Tie Dye.
Como você pode perceber pela imagem abaixo, o desenho é muito simples. Basicamente, pinte os quatro setores, alternando entre as cores Vermelho e Azul. Feito isso, passe uma faixa de azul marinho pelo meio dos setores em azul e, nos setores em vermelho, passe outra faixa em formato de X.
Feito isso, coloque o tecido pra curar em um saco plástico por 24 horas e está pronto o seu Tie-Dye!

Curtiram? =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário